quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Cartas que não serão lidasnº 8
Mãe
Ainda é Natal(25), estou sozinha em casa; Landsberg dorme pesado e eu aproveitei para começar a retirar o Papai Noel da casa. Vc sabe como eu enjoo fácil de tanto enfeite, tanto "natal"!! Passou o dia 25 e eu já quero retirar tudo que lembre a data. Nada demais; só abuso de ver tanto enfeite, tanto colorido. Vc gostava de falar : "pois eu só tiro no dia de Reis", mas vc nem árvore fazia mais!!! Este ano, só por muita insistência da Socorro vc colocou alguns enfeites na porta e ficou falando" nem árvore eu tenho". Tinha sim, só não queria era ter trabalho. Fico pensando se vc já estava era se cansando mais facilmente. Vixe! Vc nessa hora saltaria de lá para dizer: "que cansada que nada! uma hora dessas eu já varri a casa, já espanei, já fui no Center Box..." e eu, para mexer com vc, respondia: "arre, eu já estou cansada só de ouvir falar em tanta atividade cedo da manhã!" e vc ria sempre.
Ah! mãezinha! sei que as coisas aconteceram como vc sempre falou que desejava que fosse,( e eu sempre rebatia sua fala dizendo que era um pouco de arrogância sua, porque só Deus sabe de nós e toda vida vc dizia: Deus é pai; ele não vai fazer comigo assim não, ele vai me atender!") E Ele atendeu vc.
Hoje, eu rezo para que Deus também me proporcione o mesmo "presente" que lhe deu.Será que ganharei?
Estou muito, muito triste, precisando ouvir vc dizer: "chore não minha filha"!!
Bjo
cartas que não serão lidas nº 7
Mãezinha
Hoje é Natal e eu não consigo para de pensar se lá onde vc está sabe dessas coisas de festa, presentes, missa... fico todo tempo querendo ligar para vc para comentar os acontecidos, como fala uma amiga minha - que não é a Neide, que vc tanto implicava. Penso que havia muito de ciúme não é? naquela nossa viagem à Europa pelo menos, rolou uma ciumeira grande, eu posso apostar sem medo de errar. Vc, que depois que se animou sempre falava: " qdo eu cansar eu me sento nas escadas, num banco e fico esperando vocês voltarem", ficava chateada, emburrada qdo. eu atendia ao que vc falava, muito embora insistisse bastante para que participasse dos passeios. Não quis ir a Turim e ficou zangada por isso, porque teve que ir com Níbia à feira(que pena; até eu teria ganho mais se tivesse ido com vcs. Turim não foi nada de excepcional e o que queríamos ver lá não estava exposto. Na feira pelo menos teria visto mais um pouco da vida de Milão que aliás eu nem achei essas maravilhas). Em Paris, não quis subir na torre de Notre Dame; ficou sentada e chateada; no passeio de barco , com frio, preferiu ficar dentro do barco; nova chateação. Na verdade, eu sei que o problema era eu não ficar com vc e sim com a Neide. Vc não entendia que eu queria aproveitar todos os momentos de uma viagem que eu não sabia se poderia repetir(mas eu o fiz, vc sabe). Não lhe deixava só, tomava cuidado para ficar sempre perto, coisa que vc nem sempre fazia. Lembra da vez no trem, qdo. se perdeu? não sei se para demonstrar independência ou por desatenção,quase que acontece uma tragédia; sim, tragédia, porque vc estava sem passaporte, sem endereço do hotel e sem falar coisa nenhuma de francês! Ainda hoje tremo qdo. lembro. E no museu de Rodin, que vc resolveu, já no final da tarde, andar sozinha e demorou o suficiente para eu enlouquecer novamente? tudo isso só por que eu não conversava só com vc, não saia só com vc...
Me perdi um pouco na conversa. O que eu queria hoje era ligar para vc e comentar sobre a reunião que Landsberg Filho fez na casa dele para nossas famílias. Vc teria adorado participar. Estávamos todos, inclusive as(o) namoradas(o). Foi muito bom, mas sabe aquela música "Está faltando uma coisa em mim..." pois é! Falamos sobre vc e ficou mais ou menos acertado que outros encontros familiares se repetirão, coisa que eu duvido; Socorro falou uma vez que quando vc não estivesse mais conosco a família se dispersava. Eu acho que aos pouco será isso que acontecerá. Vc sempre atraia a gente para sua casa e eu achava muito bom, mas vc começou a se cansar e coisas ruins aconteceram, levando a quebrar a rotina do café com tapioca do domingo.
Paulo se "espalhou" bastante. Cada vez que eu olhava para ele cantando, falando bobeiras, eu lembrava que vc às vezes achava ele chato( que Silvia Amélia não saiba!)Socorro, no entanto, no dia seguinte, ao comentar sobre isso falou que vimos cenas iguais tantas vezes com Landsberg e Adilson!! Acho, mais uma vez que vc gostava de ouvir as besteiras dos dois porque eram Seus genros, marido de Suas filhas.Tudo, portanto, era permitido, até as brincadeiras que faziam com vc, sua poupança, a senha e sua condição de sogra.
Lembra da missa de Ação de Graças que fomos na igreja de N. Sra. da Saúde para Landsberg? qdo. terminou sairam todos no firme propósito de fazer trabalho voluntário lá. Foram? nunca! Eu acho que ser´assim também essa decisão de reunir as familias vez por outra. Até brinquei dizendo que seria após o dia do voluntariado o próximo almoço. Como uma coisa não acontecerá, a outra coisa também não!Espero estar enganada ou como vc gostava de dizer "que nada Regina, tudo é possível e eu vou achar muito legal isso porque a união da familia é tudo!!"
Saudade muita, mãe
sábado, 14 de dezembro de 2013
cartas que não serão lidas nº 6
Sábado ainda. Estou só como vc tantas vezes ficou. A diferença é que eu sei que a qualquer hora Landsberg voltará para casa e Diego, embora ligeiramente, também "dará uma passada"(ele continua fazendo aquilo que vc dizia ainda não estar completamente acostumada: dormir na casa da namorada!).A imensa saudade é compensada quando penso nisso: que vc está livre da porta que se fechava com a solidão dentro;que vc já não precisará do Paulo Oliveira para ter alguém para conversar com vc e que "a rádio que toca notícias" já não será sua companheira das madrugadas.Essa é uma das coisas que me conforta de sua ausência: saber que sua solidão acabou, que a tristeza também(ficou toda para nós).
O Luciano Hulk está passando agora. Não quero mais assistir, assim como não quero mais ver a Joia Rara! tantas vezes que liguei lembrando: vai começar a novela e vc, só para me agradar dizia que já estava vendo ou que iria mudar de seus programas que derramavam sangue!
Ah! mãe! será que deixarei para meus filhos tantas lembranças, tanta vida esburacada, tantos retalhos que não se juntam mais, como vc deixou para mim?
Cartas que não serão lidas nº5
Mãezinha
"Sua" praça finalmente ficou pronta: igual à música: lavada, consertada, bem pintada um encanto..." Diz a Socorro que tem muita coisa - algumas vc nem daria valor, mas sei que iria achar muito bom sentar novamente no sue banco e morrer de rir das besteiras da Zilma e do Eurico. Por falar nele, está se mostrando um bom síndico. Desconfio que seja gay, porque o condomínio está como diria vc e madrinha: "um brinco". Tudo arrumado, decorado...e tudo feito por iniciativa dele porque a tia dele é muito velha de moderna só tem o computador que ela parece usar bastante! Ele está atento a sua correspondência e sempre me avisa qdo. chega alguma coisa. Não vou buscar. Peço ao Sergio. É muito ruim chegar lá e não ver vc abrindo a porta com aquele robe velho ou de camisola mais velha ainda! à vezes me pego aqui assim: camisola curta, velhinha mas hoje eu sei que vc não se trocava era porque lhe faltava ânimo, incentivo.Eu nem ligo se Diego ou Landsberg reparam. Não ando com vontade de me emperiquitar. Já me obrigo a fazer isso para sair para o trabalho!. Trabalho... quantas vezes vc falou que trabalhar era muito bom, que se pudesse arranjaria um emprego... até nos classificados v procurava. Só acho que na verdade v queria era ter companhia para suprir sua solidão diária e tamanha por mais que lhe déssemos atenção. De verdade, de verdade mesmo, vc queria trabalhar? e porque as vezes que lhe sugeri ir à casa de Jeremias ou ao Lar Torres de Melo fazer voluntariado, vc nunca foi? E o Landsberg? qtas. vezes falou que queria ajudar mas sempre que lhe chamava vc sempre dava uma desculpa! Êh, mãe! Acho que vc só queria fazer um pouco de charme, confessa!!!
Obs. estou só mexendo com vc! Sei que era uma pessoa disponível e que adorava se sentir útil especialmente para seus filhos!
Bjo
Cartas que não serão lidas nº4
Mãezinha
Qdo estive com L em Jau, fiz um diário que permitiu a todo mundo ter uma noção do que foram aqueles dias. Não estou com vontade de fazer outro blog, ou diário, ou relato por mais que SA me anime.
Espero que não se incomode se usar minhas cartas para vc como uma espécie de memória desse dias negros que vivo e que vc me ajudaria a aguentar, se aqui estivesse!
Estive com Fernanda domingo à noite; jantei na casa dela e tanto ela como Alejandro lembraram que foi vc que ensinou Miguelito andar! Estou com algumas peças dela(até um sapato) para me impedir de morrer de frio nesta terra horrorosa! Só mesmo tia Esmeralda para ter saudade daqui!
Minhas noites e do D também, são de dormidas intermitentes: qdo não é um remédio é uma virada na cama( e aí eu mudo da cadeira para o sofá para ouvi-lo chamar a qualquer hora), ou é hora de fazer asseio, hora de usar a sonda de alívio do xixi,... Acho até que já lhe contei sobre essa rotina noturna. Vou ler as cartas anteriores.
Hoje o médico passou cedo e falou que clinicamente ele está bem, podendo ter alta daqui a dez dias. O que não melhora são as pernas que continuam sem mexer. Hoje à noite a mãe do Gabriel ( o anjinho da L, como vc chamava ) vai para uma sessão espírita e pediu que mentalizássemos o caso do D. Acho que vc não aprovaria mas eu quero fazer tudo o que for sugerido e necessário para ele ficar bom portanto, acho bom vc também se reunir com os outros espíritos do bem e mandar bons fluidos para seu neto.rs,rs,rs
Tenho uma amiga que toda a tarde aplica Reike nele a distância e outra que comprou uma plantinha a quem chama de D e disse que cuidará dela até o dono poder assumir. Se a gente junta isso com as orações, as missas, comunhões, terços e tudo o mais... D certamente ficará curado!!
A fisioterapeuta chegou; mais uma tarde na prancha para tentar chegar aos 180 graus em pe. Vamos lá.
F
Qdo estive com L em Jau, fiz um diário que permitiu a todo mundo ter uma noção do que foram aqueles dias. Não estou com vontade de fazer outro blog, ou diário, ou relato por mais que SA me anime.
Espero que não se incomode se usar minhas cartas para vc como uma espécie de memória desse dias negros que vivo e que vc me ajudaria a aguentar, se aqui estivesse!
Estive com Fernanda domingo à noite; jantei na casa dela e tanto ela como Alejandro lembraram que foi vc que ensinou Miguelito andar! Estou com algumas peças dela(até um sapato) para me impedir de morrer de frio nesta terra horrorosa! Só mesmo tia Esmeralda para ter saudade daqui!
Minhas noites e do D também, são de dormidas intermitentes: qdo não é um remédio é uma virada na cama( e aí eu mudo da cadeira para o sofá para ouvi-lo chamar a qualquer hora), ou é hora de fazer asseio, hora de usar a sonda de alívio do xixi,... Acho até que já lhe contei sobre essa rotina noturna. Vou ler as cartas anteriores.
Hoje o médico passou cedo e falou que clinicamente ele está bem, podendo ter alta daqui a dez dias. O que não melhora são as pernas que continuam sem mexer. Hoje à noite a mãe do Gabriel ( o anjinho da L, como vc chamava ) vai para uma sessão espírita e pediu que mentalizássemos o caso do D. Acho que vc não aprovaria mas eu quero fazer tudo o que for sugerido e necessário para ele ficar bom portanto, acho bom vc também se reunir com os outros espíritos do bem e mandar bons fluidos para seu neto.rs,rs,rs
Tenho uma amiga que toda a tarde aplica Reike nele a distância e outra que comprou uma plantinha a quem chama de D e disse que cuidará dela até o dono poder assumir. Se a gente junta isso com as orações, as missas, comunhões, terços e tudo o mais... D certamente ficará curado!!
A fisioterapeuta chegou; mais uma tarde na prancha para tentar chegar aos 180 graus em pe. Vamos lá.
F
Cartas que não serão lidas nº3
Mãezinha
Demoro a escrever como demorava em ir ver vc. Não por não querer vê-la ou falar com vc, mas sempre aparecia algo a fazer alguém atender(Landsberg, Mateus), estava cansada, com sono, vc morava tão longe... enfim, desculpas de quem não se lembrava do dia de amanhã, não acreditava que um dia vc cansaria,iria embora.
Quando a saudade aperta mais do que frequentemente(ou seja quase sempre), eu penso que vc viajou novamente à BSB, embora tenha repetido tanto que nunca mais voltaria lá. Faço tudo para não pensar na sua ausência, mas não é fácil!Até formiga lembra vc!! Não fique zangada, mas é verdade: pego no açucareiro, ele está lá, cheio de formiguinhas, e eu me lembro das vezes que vc reclamava de formigas, dos remédios que usava para afugenta-las, das técnicas que julgava serem certeiras para matar as" imundas" como dizia com ênfase.
Hoje é sábado. Há um mês vc ligou 6h23min e perguntou: Regina tem alguém aí! tive vontade na hora de responder brincando: não, aqui é uma gravação! Mas sua voz estava meio aflita e eu respondi e vc me falou que desde a madrugada que vomitava e sentia dor. Fui me trocar e fui à sua casa mas pensando ser uma dor - aquela dor que sempre tivemos que Buscopan resolvia, que comprimir de bruços acalmava. Às vezes penso que se tivessemos dado o Buscopan, será que teria ajudado em alguma coisa? No mesmo instante penso que não; poderíamos ter adiado algo que ocorreria com vc sozinha!
Por falar pessoas só, acho que vc já soube da dona Ana. Ela morreu depois de muitos dias no hospital.É besteira minha estar contando isso para vc. Nem sei como vc poderia saber ou o que lhe adiantaria saber se os destinos de vcs nunca foram próximos. Acho que vc nem lembra mais dela. Mas de mim não esqueça, por favor!preciso acreditar que estamos afastadas mas não completamente; que, de alguma forma vc ainda pode se preocupar comigo.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Cartas que não serão lidas nº2
Ainda 26/11
Mãezinha
Fica difícil parar de escrever, com o hábito adquirido de "puxar assunto" qdo. nos falávamos ao telefone!
Ainda falando de lembranças: ontem, domingo,arrumei, finalmente minha sala para o Natal. Vc sabe, eu só gosto de fazer isso a partir do dia 1, mas ontem estava tão prá baixo, que resolvi colocar as coisas no lugar. Infelizmente, coisas feitas sem o coração nunca ficam bem e, por mais que Mateus tenha achado lindo as luzinhas, "igual a minha casa, vovó", não havia animação no que foi feito. Tudo bem; daqui a pouco chega o carnaval; é, porque vc ainda deve lembrar: antes que o dia acabe já é fevereiro e o carnaval estará troando por aí!e eu tiro tudo e guardo tudo até o próximo Natal.
Por falar em Mateus, seu bisneto, como disse um senhor no MacDonald's, tem pilhas alcalinas!Fomos à missa na igreja do Pequeno Grande e ele não parou um minuto sequer a não ser qdo. o pai "botou moral" fez com que sentasse pelo menos meio segundo!Coisa semelhante fez na sexta, depois da missa. Fomos comer alguma coisa no Dom Pastel e ele por um breve tempo hesitou em enfrentar um brinquedo novo meio que perigoso -
na cabecinha dele. Colocava o pezinho, tirava; qdo. ia criando coragem de dar a passada, vinha um menino maior e o afastava. Coçou a cabeça olhou para trás, para nós, mas com o incentivo da platéia familiar arriscou, conseguiu e depois disso não parou mais. Vc teria ficado orgulhosa da valentia dele! Será que vc viu a missa? foi linda e emocionante! Parecia missa de domingo, como descreveu Landsberg! Igreja lotada, emoção sem exagero, música, homenagens... penso que se vc pudesse decidir, teria feito do jeitinho que foi. Silvia Amélia se esmerou na confecção mas não pode estar presente. Li o texto por ela. Se vc ouviu tudo, deve ter ficado muito feliz. Não poupamos nada! Até segurança tinha! Imagine!! Evento da dona Silvia com tantos "riquififes", como dizia a madrinha! Da sua raça só não foi Terezinha e tio Zé Armando;esse até que eu entendo, mas ela?! caiu na minha lista negra e não adianta dizer: "Regina, deixa disso"! prá ela só não recomendarei a corda de alho!rs,rs Da familia da tia Ivanira estavam todos. Suas vizinhas, as amigas da praça(a caquética agora me adotou! todo dia liga para mim!). Até Goretti veio, para voltar no dia seguinte, Vilma e Gadelha também vieram, diferente da Sara que não quis nem tentar trocar a passagem. Mas eu não vou fofocar. Vc agora está proibida de ouvir futricas!! Hoje está calor. Vou parar e tomar meu terceiro banho. Vc deve estar dizendo: "Credo . Eu só tomo um e pronto. Não sou nem sapo para viver no banheiro"! Bjo
na cabecinha dele. Colocava o pezinho, tirava; qdo. ia criando coragem de dar a passada, vinha um menino maior e o afastava. Coçou a cabeça olhou para trás, para nós, mas com o incentivo da platéia familiar arriscou, conseguiu e depois disso não parou mais. Vc teria ficado orgulhosa da valentia dele! Será que vc viu a missa? foi linda e emocionante! Parecia missa de domingo, como descreveu Landsberg! Igreja lotada, emoção sem exagero, música, homenagens... penso que se vc pudesse decidir, teria feito do jeitinho que foi. Silvia Amélia se esmerou na confecção mas não pode estar presente. Li o texto por ela. Se vc ouviu tudo, deve ter ficado muito feliz. Não poupamos nada! Até segurança tinha! Imagine!! Evento da dona Silvia com tantos "riquififes", como dizia a madrinha! Da sua raça só não foi Terezinha e tio Zé Armando;esse até que eu entendo, mas ela?! caiu na minha lista negra e não adianta dizer: "Regina, deixa disso"! prá ela só não recomendarei a corda de alho!rs,rs Da familia da tia Ivanira estavam todos. Suas vizinhas, as amigas da praça(a caquética agora me adotou! todo dia liga para mim!). Até Goretti veio, para voltar no dia seguinte, Vilma e Gadelha também vieram, diferente da Sara que não quis nem tentar trocar a passagem. Mas eu não vou fofocar. Vc agora está proibida de ouvir futricas!! Hoje está calor. Vou parar e tomar meu terceiro banho. Vc deve estar dizendo: "Credo . Eu só tomo um e pronto. Não sou nem sapo para viver no banheiro"! Bjo
Assinar:
Comentários (Atom)